CorreÇÃ0 do Astigmatismo

O astigmatismo É caracterizado por uma cÓrnea de formato irregular, que faz com que as imagens luminosas sejam focalizadas em pontos separados no olho, criando uma imagem distorcida.

Os sintomas vão de desconforto visual nos casos leves, a borramento e distorção intensos, parecidos com um reflexo num espelho distorcido.

O ASTIGMATISMO PODE SER CORRIGIDO DE TRÊS MANEIRAS:

Óculos: O Astigmatismo corrige-se com lentes cilíndricas, podendo ser negativas ou positivas ou esfero-cilíndricas quando o astigmatismo está associado à miopia ou à hipermetropia.

Lentes de contato: Corrigem muito bem os Astigmatismos, satisfazem a estética, mas pode causar intolerâncias , exigindo maiores cuidados, além de uma certa habilidade na sua manipulação. A sua manutenção tem que ser bastante cuidadosa  e controlada periodicamente evitando  o risco de infecção e de outras complicações mais sérias, tais como diminuição da capacidade de visão, de modo permanente.

Para a adequada correção do astigmatismo são usadas as lentes rígidas ou gelatinosas tóricas.

Cirurgia Refrativa: Modernas técnicas, as chamadas " cirurgias refrativas " procuram modificar a superfície da córnea, regularizando a curvatura corneal na sua porção central, determinando a formação da imagem na retina. As mais conhecidas, e que se propõem corrigir diferentes graus de astigmatismo, são as cirurgias com Excimer LaserLasik e PRK.

Cirurgia Refrativa e Excimer Laser...

Tipos de Astigmatismo

Baseado na estrutura ocular assimétrica:

Astigmatismo corneal - devido à córnea com formato irregular.
Astigmatismo lenticular - devido ao cristalino com formato irregular.

Baseado nos meridianos principais:

Astigmatismo regular.
Astigmatismo irregular.

Baseado no foco dos meridianos principais:

Astigmatismo Miópico Simples: 1 foco na retina e outro antes
  Astigmatismo Hipermetrópico Simples: 1 foco na retina e outro atrás
  Astigmatismo Miópico Composto: 2 focos antes da retina
  Astigmatismo Hipermetrópico Composto: 2 focos atrás da retina
  Astigmatismo Misto: 1 foco antes e outro depois da retina

Nos últimos anos, a cirurgia refrativa para o Astigmatismo tem sido bem-sucedida tendo sua eficácia comprovada mundialmente. Entretanto cada caso deve ser cuidadosamente avaliado pelo Oftalmologista antes de fazer sua indicação.

Técnicas utilizadas na cirurgia refrativa para a correção do astigmatismo :